A pintura é um dos métodos mais utilizados para dar acabamento e proteger as estruturas metálicas da corrosão. Mas, para garantir maior durabilidade, é imprescindível escolher o tipo de pintura adequada. A decisão deve considerar a aplicação das peças bem como, outros fatores que possam impactar na conservação dos elementos de aço. Pensando nisso, apresentamos abaixo uma comparação entre duas técnicas de pintura mais usadas na indústria.

A Pintura a pó Eletrostática é o processo de aplicação de um material em pó fino, seco e de fluxo livre em um substrato de metal que é aquecido depois para formar um revestimento durável e com excelente acabamento.

Os revestimentos em pó são baseados em sistemas de resina polimérica, pigmentos e outros aditivos que são transformados em pó. Durante a fase de aplicação, o revestimento em pó é pulverizado e através do processo eletrostático ele adere à superfície a ser pintada. Nesse momento, os grânulos de pó e a superfície são carregados conjuntamente com uma tensão de determinados volts de energia eletrostática.

Posteriormente, o aquecimento do revestimento em pó deve ser feito em um forno por 10 minutos sob uma temperatura elevada de aproximadamente 200 graus Celsius. Isso derrete o pó, permitindo que ele se espalhe ao redor do objeto, ao mesmo tempo em que liga o polímero em um acabamento de polímero em rede (crosslink).

A Pintura líquida é o método de aplicação mais tradicional utilizado na indústria. Uma vez que a superfície do objeto já tenha sido tratada com jateamento para deixá-la livre de ferrugem ou qualquer tipo de sujeira, a Pintura líquida terá início, com uma tinta de fundo que tem em sua composição anticorrosivos, como a tinta epóxi de alcatrão e hulha de alta espessura com alta resistência à água doce e salgada e soluções ácidas e alcalinas.

Em seguida, é utilizada uma tinta intermediária com alta espessura. Sua função é selar o objeto por barreira, sendo muito utilizada sobre tintas de fundo que tenham grande porosidade, como a tinta epóxi de óxido de ferro, que no sistema de camadas aumenta a eficiência da Pintura líquida para metal.

A última camada da Pintura líquida é responsável pela maior resistência ao meio, demonstrando grande desempenho contra corrosão por raios ultravioleta, alta incidência de calor, acidez e umidade. A pintura líquida proporciona uma superfície homogênea e perfeitamente lisa.

Ambos os processos possuem diversas vantagens, e a RV Metalúrgica é especialista no assunto, consulte os nossos especialistas para descobrir qual a melhor solução de pintura para a sua necessidade!